segunda-feira, 28 de março de 2011

AFRICANOS NO BRASIL (DOMINAÇÃO E RESISTÊNCIA)






Os alunos das 7ª séries 01 e 02 durante as aulas de história organizaram atividades relacionadas ao trabalho e a cultura do povo africano. Também destacando sua trajetória e de seus descendentes no Brasil colonial, várias formas de resistência dos escravizados aconteceram, entre eles a formação de Quilombos.

quarta-feira, 23 de março de 2011

Alimentação Saudável


Comer alimentos saudáveis hoje é um pouco difícil. E é por isso que o Projeto Ambial desenvolve o Projeto Alimentação Saudável, visando bons hábitos alimentares de seus alunos. Com o intuito de sistematizar e aplicar a importância desse conhecimento, os alunos fizeram o plantio de cenouras . Assim, também trabalharam os requisitos necessários para um bom plantio: o preparo da terra, os cuidados com a plantação e a dedicação constante até que a cenoura esteja crescida e pronta para a colheita. Assim, quando elas forem colhidas, faremos um belo sanduíche divertido, que nada mais é do que um lanche natural, ou um delicioso bolo de cenoura.

"Tistu"




As histórias são fundamentais na formação educacional da criança, pois se trata de um momento mágico que a criança irá vivenciar e absorver algo que venha a identificar com ela naquele instante e, conseqüentemente propiciar o desenvolvimento contínuo da criança no desenvolvimento da linguagem. A professora do Ambial Patrícia Bilhalva criou um ambiente diferenciado nem sala de aula com os personagens da historia do Menino do Dedo Verde tornando o momento mais agradável.
O Menino do Dedo Verde, de Maurice Druon, tornou-se um clássico da literatura para crianças e jovens, sendo uma história que trata de questões relacionadas com os conceitos de convívio social, ética e cidadania, sendo pioneira ao abordar o tema ecologia. A professora contou a história com as próprias palavras, utilizando uma linguagem simples, buscou sempre a participação dos alunos fazendo “questionamentos” de forma que eles interagissem com a história fazendo uma espécie de suspense no final da história para despertar a curiosidade dos alunos e para motiva-los. Foi confeccionado um fantoche, o "Tistu", personagem do livro para contar o final da história. Tistu é o grande amigo deles e está sempre acompanhando um aluno em sua casa onde ficam fascinados pela história onde todos queriam ter o dedo verde...

sexta-feira, 18 de março de 2011

CORRIDA RÚSTICA EM CATANDUVAS





A equipe de atletismo Pé-de-Vento, esteve participando da corrida rústica 48 anos de emancipação de Catanduvas - SC. No dia 12/03/2011.
Particpando com 21 atletas de todas as categorias no masculino e no feminino obtendo boa colocação na corrida.
A equipe teve apoio da FMEV para o transporte dos alunos.
A equipe é formada por alunos das Escolas Padre Bruno Pokolm e Fidelis Fantin.
O professor Beto "Pé-de-Vento", agradece aos pais que oportunizaram aos seus filhos a participação da equipe.

Foram as seguintes colocações:

FEMININO
11 a 14 anos:
3° lugar - Talia Costa
4º lugar - Emili Cordeiro
5° lugar - Suely Camargo
6º lugar - Evelin c Silva
7° lugar - Alexia dos Anjos

15 a 16 anos:
3° lugar - Ana Paula Moreira

27 a 34 anos:
2° lugar - Roselaine Maciel

MASCULINO
11 a 14 anos:

1° lugar - Willian Santos Chaves
5° lugar - Ioran Ribeiro

15 a 17 anos:
2° lugar - Bruno Medeiros
4° lugar - Maicon Pelentir

Acima 51 anos:
2° lugar - Gilberto “Pé-de-Vento” da Silva

A equipe ainda contou com a participação do caçula Douglas de apenas 7 anos ficando em 6º lugar ate 10 anos, sua 1° participação.

quinta-feira, 10 de março de 2011

CARNAVAL NA ESCOLA




E.E.B. Padre Bruno Pokolm
Projeto Escola Ambial


O Grupo de Dança do Projeto Ambial (período vespertino) juntamente com a professora Marcelize Paz comemoraram o Carnaval na escola em grande estilo. Após escolherem os adereços e serem maquiadas pela professora, as meninas sambaram ao som de marchinhas de sucesso que embalam carnavais há muitos anos.
O desfile na sala foi um dos pontos altos da festa, onde escolhemos as fantasias mais elaboradas e as alunas mais animadas. A animação foi tanta que tomou conta de alguns professores que entraram na brincadeira e, das crianças que estavam no recreio e no mesmo ritmo se divertiram muito...

quinta-feira, 3 de março de 2011

ANIVERSÁRIO DE VIDEIRA - 67 ANOS

Videira, cidade do meio oeste catarinense, nasceu do sonho de uma vida nova. Sua história é marcada pelo trabalho e pela fé. Não só a fé ligada a religião, mas a fé de que tudo está ao alcance quando há a vontade do melhor. Videira iniciou-se em 1918 ao lado esquerdo da margem do rio, onde os imigrantes italianos fundaram a Vila Rio das Pedras, onde em 1921, mudou o nome para Perdizes, com o intuito de atrair novos colonos. Já a margem direita do rio, foi fundada pelos alemães a chamada Vila Vitória, onde sua extensão era formada por hotéis, lojas e clubes. Além das casas dos colonizadores em estilo alemão. A instalação oficial do município aconteceu em 1944 e o nome Videira deve-se ao fato de a região ser um grande centro vitivinicultor do Estado. Conta-se que já em 1913, antes mesmo da fixação dos primeiros colonizadores, foi colhido um cacho de uvas pesando 1,3kg.



Tornar o dia do Município significativo aos alunos foi a meta da Professora do PIBID, Loise Rachel Melotto, que organizou um Power Point com o objetivo de resgatar fatos históricos, comparando-os com a atualidade. A escola toda realizou atividades pedagógicas que resultaram em contribuição de dados, informações e relatos coletados por professores e alunos. Pode-se observar um retrato de trabalhos artísticos somados ao conhecimento produzido e estes foram organizados e expostos, formando uma galeria de trabalhos.



Veja este vídeo onde conta toda a trajetória de Videira até aqui:

quarta-feira, 2 de março de 2011

SALA DE INFORMÁTICA


Nesta semana, os alunos da Escola começaram a reutilizar a sala de informática, algo que para eles, é de grande diversão e busca de conhecimento.

CORRIDA RÚSTICA



O professor de Educação Física, Gilberto Flores da Silva, o Pé de Vento, coordenou a equipe Videirense que participou da corrida rústica em homenagem aos 63 anos de Tangará no dia 19/02/2011. Eles conquistaram boas colocações em várias categorias e já treinam de olho em novas competições. Dentre elas, a corrida de aniversário de Concórdia, que tem data ainda a ser confirmada. De acordo com Pé de Vento, a participação no evento, aconteceu devido ao auxílio de várias pessoas, dentre elas da gerente Regional de Educação, Roberta Martinez, que disponibilizou o transporte dos atletas até o município.
As melhores classificações foram:

Roselaine (2º lugar, maior de 16 anos)
Emry (3º lugar, até 12 anos)
Gilberto (2º lugar, acima de 40 anos)
Arlete (3º lugar, acima de 16 anos)
Ruan (1º lugar, até 12 anos)
Ana Paula (2º lugar, até 14 anos)
Ioram (5º lugar, até 16 anos)
Maicon (3º lugar, até 16 anos)
Bruno (4º lugar, até 16 anos)
Talia (1º lugar, até 12 anos)
José (5º lugar, acima de 40 anos)

PROJETO AMBIAL






Neste primeiro mês em que retornamos às atividades com os alunos do Projeto Ambial, os professores José Lopes, Patrícia Bilhalva e Celso Coito, receberam os alunos com algumas atividades motivacionais para este ano como: Gincana na quadra coberta, pintura facial, jogos de ping-pong, tênis Jr e futsal, além de pular corda, música e dança.
Em sala de aula, foram trabalhados jogos de mesa, confecção de dedoches, desenhos e mosaicos, os quais ilustrando a canção Aquarela, de Toquinho e Chico Buarque. Logo nas primeiras semanas, também iniciou-se a oficina de violão do Projeto e Dança com a professora Marcelize Paz.
Enfim, trabalhos e atividades variadas, que vocês podem conferir nas fotos a seguir...

REFORMA E AMPLIAÇÃO DA ESCOLA

Em novembro de 2010 finalmente terminamos a reforma e ampliação da nossa escola. A Inauguração foi feita pelo governador em exercício Leonel Pavan e outras autoridades estaduais e municipais.


Mais um sonho realizado por esta comunidade escolar.