terça-feira, 13 de setembro de 2011

REALIDADE E DESAFIOS NA FORMAÇÃO DE VALORES ÉTICO-AMBIENTAIS PARA O EXERCÍCIO NA CIDADANIA

Trabalho aceito para exposição na Assembléia Legislativa de Santa Catarina, no 1º Encontro Catarinense de Educação Ambiental.

RESUMO

A Escola de Educação Básica Padre Bruno Pokolm no ano de 2005 era o retrato de muitas escolas públicas do Brasil, inserida em um bairro considerado zona de risco social, localizada no município de Videira-SC. Num primeiro momento, podemos observar através de um diagnóstico sócio-ambiental que todo ambiente escolar estava depredado: vidros quebrados, lixo nos espaços de jardim, ausência de materiais pedagógicos. Enfim, o descaso com a educação era constante, a comunidade estava desacreditada e despejava na escola toda a sua insatisfação. Um número significativo de alunos estava em situações de risco ou já pertencendo ao mundo das drogas e de pequenos delitos, com aprendizagem insignificante e a formação dos valores ético-ambientais comprometidos. Visando modificar a maneira de pensar e agir da comunidade frente a esta situação e tornando o aluno protagonista de suas ações para transformar a realidade física e social, foi implantado o Projeto AMBIAL – Educação Ambiental e Alimentar em nossa escola, numa tentativa de minimizar o processo de exclusão social de nossos educandos e comunidade em geral, contribuindo com a melhora da qualidade de vida da coletividade. O Projeto AMBIAL realiza ações educacionais interdisciplinares transformando as relações entre o ser humano e a natureza, tendo como objetivo desenvolver trabalhos e atividades educativas visando à promoção de hábitos alimentares saudáveis e cuidados com o meio ambiente. Além de alertar a comunidade para que modifique sua forma de conviver com o meio ambiente, o projeto proporciona a vivência desses conhecimentos, através de oficinas que ministram técnicas de reaproveitamento dos recursos naturais e reciclagem de lixo. Em geral, desenvolvem-se atividades que despertam a importância de uma qualidade de vida e ajudam a forjar a consciência coletiva da sociedade sustentável. A inserção do aluno no projeto é optativa e as atividades curriculares são efetuadas em turno inverso em relação ao Ensino Regular, o mesmo permanecendo em período integral em nossa escola. As atividades educativas são baseadas em quatro eixos: Iniciação à Pesquisa Científica; Arte e Cultura Regional; Linguagem e Esportes. A utilização desta diferente metodologia proporciona ao nosso aluno a compreensão e a percepção da realidade sócio-ambiental através da utilização de espaços de vivências como: saídas de campo, sala informatizada, espaço horta e jardim, dentre outros. Durante os seis anos de existência do Projeto AMBIAL em nossa escola, acompanhamos todo o processo de mudança de hábitos dos alunos envolvidos, bem como de suas famílias, pois a Educação Ambiental não se trata de uma área isolada do ensino em nosso país. Ao observarmos todo o contexto no qual ela surgiu fica evidente a sua intenção, que vem ao encontro dos parâmetros curriculares de nossa instituição de ensino, que é o de formar agentes capazes de compreender que os vários elementos que compõem a cadeia de sustentação da vida, as conseqüências das ações do ser humano para com a natureza são interdependentes. Este pensamento é o que permeia as ações dos nossos professores e alunos. Hoje temos uma escola que cuida do seu entorno e uma comunidade que acredita na escola.







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